2 Vou começar o tratamento
Este é um momento muito importante na jornada. É aqui que o seu médico irá escolher a melhor estratégia para seu caso dentre os diversos tipos de tratamentos disponíveis para combater o câncer, inclusive, podendo haver combinação entre eles. Neste contexto, a nutrição pode ser uma grande aliada, porque ela deixa seu organismo mais forte e preparado para este momento.
Os principais tratamentos
Saiba mais sobre o tema
O paciente com câncer não precisa enfrentar o problema sozinho.
Sintomas e sinais de emergência: quando correr para o hospital?
Você sabe o que é uma emergência oncológica?
Emergências oncológicas são situações incomuns na pessoa com câncer, que podem ser causadas pela própria doença ou pelo tratamento e, que necessitam de um atendimento médico imediato para evitar maiores problemas. 1
Imunoterapia
O tratamento do câncer vem evoluindo com o surgimento de novos tipos de medicações e estratégias de tratamento ao longo das últimas décadas. Neste contexto, a imunoterapia tem emergido como uma importante ferramenta no tratamento de vários tipos de câncer, ao lado de outras modalidades como quimioterapia, terapia-alvo, hormonioterapia, além de a cirurgia e radioterapia.
Tratamentos oncológicos orais
Apesar de genericamente englobadas sob o termo quimioterapia oral, as terapias oncológicas administradas por via oral, através de cápsulas ou comprimidos, representam uma gama de diferentes classes de medicamentos, incluindo não apenas os quimioterápicos propriamente ditos, mas também os agentes hormonais, as drogas-alvo e os agente imunomoduladores. Devido aos diferentes mecanismos de ação, efeitos colaterais e particularidades na administração de cada uma dessas medicações, é importante que haja uma clara troca de informações entre a equipe de cuidados médicos e os pacientes antes do início do tratamento, para assegurar não apenas maior segurança, como também maior aderência, e consequentemente eficácia, do plano terapêutico proposto.
O que é Quimioterapia?
Quimioterapia, ou "quimio", é uma palavra envolta em ansiedade, dúvidas e preconceitos. Quando é mencionada em um plano de tratamento de algum paciente com neoplasia, gera as mais diferentes reações e, em grande parte das vezes, por medo do desconhecido ou por relatos de experiências anteriores de conhecidos. Mas afinal, o que é a quimioterapia e para que ela é utilizada?
Radioterapia
A radioterapia é uma importante forma de tratamento para diversas doenças, entre elas, os tumores malignos. Cerca de 60% dos casos de câncer necessitam de radioterapia em pelo menos uma fase do tratamento para assegurar a curabilidade ou para aliviar algum sintoma causado pela doença. Com os avanços da tecnologia, a radioterapia é atualmente um tratamento seguro e, na maioria das vezes, com pouco ou nenhum efeito colateral.